sábado, 1 de novembro de 2014

Etapa 2 - Aula-Tema: O sistema de numeração decimal. Construção da dezena pela brincadeira. O ábaco. A construção da centena e da unidade de milhar.

Atividade que utiliza o ábaco para compreensão das casas decimais

Objetivos:

- Compreensão do sistema decimal através do suporte ábaco de pinos;
- Compreensão e aprendizado das operações: adição e subtração;

Para iniciar o uso do ábaco de pinos como suporte nas operações, é adequado que sejam propostas contas simples. Por exemplo: 21 + 6 = 27.
Inicia-se a operação colocando no ábaco o número de argolas correspondentes à quantidade representada pelo primeiro numeral, 21. Portanto uma argola deverá ser colocada no primeiro pino da direita para a esquerda (onde são colocadas as unidades) e duas argolas deverão ser colocadas no segundo pino da direita para a esquerda (onde são colocadas as dezenas). Em seguida, coloca-se o número de argolas correspondentes à quantidade representada pelo segundo numeral; portanto deverão ser colocadas 6 argolas no primeiro pino (das unidades). Faz-se a contagem encontrando 7 argolas no primeiro pino (7 unidades), e 2 argolas no segundo pino (2 dezenas), somando 27 argolas ou unidades.
Figura – Fonte: Blog Matemática Divertida


O mesmo processo pode ser utilizado para a compreensão da operação de subtração.Outras atividades que podem colaborar com o aprendizado das casas decimais:No ábaco de pinos representamos o número 132 assim:

                                 Figura – Fonte: Blog Matemática Divertida

Faça como no exemplo acima escrevendo a soma que representa cada ábaco:



Figura – Fonte: Blog Matemática Divertida




Registro de observação da reação da criança

Faixa etária: 8 anos, cursando o 3º ano do ensino fundamental.
O registro foi feito com base no acompanhamento de uma criança de oito anos que já tem a prática de utilização do ábaco. As questões propostas envolviam adições e subtrações, também foram questionadas situações as quais pedíamos para que fossem formados números que incluíam centena, dezena e unidade.
Todas as ações foram realizadas com facilidade e rapidez.  Questionamos a utilização do ábaco como suporte para cálculos matemáticos e a criança esclareceu que gosta muito do suporte.



Lista de perguntas desafiadoras

Faixa etária: 8 á 10 anos

Perfil do aluno: Crianças que já possuem conhecimentos sobre a utilização do ábaco e noções básicas sobre as operações fundamentais da matemática.

a) Valentina tem 24 bonecas e doou 4 delas? Quantas bonecas ela ficou?
b) Coloque cinco dezenas e tire nove unidades.
c) Coloque oito dezenas, subtraia quatro dezenas, divida por duas unidades.
d) Coloque duas dezenas, multiplique por quatro unidades por duas unidades e subtraia por uma dezena.
e) Lorenzo ganhou 35 balas, e já comeu 10. Quantas balas ela ainda tem?
f) Coloque uma dezena, divida em cinco partes. Quantas unidades ficaram em cada parte?
g) Coloque duas dezenas, tire dezessete unidades. Quanta ficará?
h) Agora coloque mais oito unidades. Quanto ficará?
i) Eduardo ganhou 23 bombons. Ele já comeu 10. Quantos bombons ele ainda tem?
 j) Para completar o álbum de figurinhas faltam 17 para o Ronaldo. Sabendo se que o álbum completo tem 68, quantas figurinhas ele já tem?
k) Coloque três dezenas, subtraia por uma dezena e divida por 2 .Qual o número obtido?
l) Em uma festa estavam 20 meninas e nenhum menino. Depois, chegaram 19 meninos. Quantas crianças foram na festa?
m) Felipe tem 20 reais e sua irmã tem 12 reais. Quantos reais Felipe têm a mais que sua irmã?





Nenhum comentário:

Postar um comentário