Atividade
que utiliza o ábaco para compreensão das casas decimais
Objetivos:
- Compreensão do sistema decimal através do suporte
ábaco de pinos;
- Compreensão e aprendizado das operações: adição e
subtração;
Para iniciar o uso do ábaco de pinos como suporte
nas operações, é adequado que sejam propostas contas simples. Por exemplo: 21 +
6 = 27.
Inicia-se a operação colocando no ábaco o número de
argolas correspondentes à quantidade representada pelo primeiro numeral, 21.
Portanto uma argola deverá ser colocada no primeiro pino da direita para a
esquerda (onde são colocadas as unidades) e duas argolas deverão ser colocadas
no segundo pino da direita para a esquerda (onde são colocadas as dezenas). Em
seguida, coloca-se o número de argolas correspondentes à quantidade
representada pelo segundo numeral; portanto deverão ser colocadas 6 argolas no
primeiro pino (das unidades). Faz-se a contagem encontrando 7 argolas no
primeiro pino (7 unidades), e 2 argolas no segundo pino (2 dezenas), somando 27
argolas ou unidades.
Figura – Fonte: Blog Matemática Divertida
O mesmo processo pode ser utilizado para a
compreensão da operação de subtração.Outras atividades que podem colaborar com o
aprendizado das casas decimais:No ábaco de pinos representamos o número 132 assim:
Figura – Fonte: Blog Matemática Divertida
Faça como no exemplo acima escrevendo a soma que representa cada ábaco:
Faça como no exemplo acima escrevendo a soma que representa cada ábaco:
Figura – Fonte: Blog Matemática Divertida
Registro
de observação da reação da criança
Faixa
etária: 8 anos, cursando o 3º ano do ensino fundamental.
O registro foi feito com base no acompanhamento de
uma criança de oito anos que já tem a prática de utilização do ábaco. As
questões propostas envolviam adições e subtrações, também foram questionadas
situações as quais pedíamos para que fossem formados números que incluíam
centena, dezena e unidade.
Todas as ações foram realizadas com facilidade e
rapidez. Questionamos a utilização do ábaco como suporte para cálculos matemáticos
e a criança esclareceu que gosta muito do suporte.
Lista de
perguntas desafiadoras
Faixa
etária: 8 á
10 anos
Perfil do aluno: Crianças
que já possuem conhecimentos sobre a utilização do ábaco e noções básicas sobre
as operações fundamentais da matemática.
a) Valentina tem 24 bonecas e doou 4 delas?
Quantas bonecas ela ficou?
b) Coloque cinco dezenas e tire nove unidades.
c) Coloque oito dezenas, subtraia quatro
dezenas, divida por duas unidades.
d) Coloque duas dezenas, multiplique por
quatro unidades por duas unidades e subtraia por uma dezena.
e) Lorenzo ganhou 35 balas, e já comeu 10.
Quantas balas ela ainda tem?
f) Coloque uma dezena, divida em cinco partes.
Quantas unidades ficaram em cada parte?
g) Coloque duas dezenas, tire dezessete
unidades. Quanta ficará?
h) Agora coloque mais oito unidades. Quanto ficará?
i) Eduardo ganhou 23 bombons. Ele já comeu 10.
Quantos bombons ele ainda tem?
j) Para
completar o álbum de figurinhas faltam 17 para o Ronaldo. Sabendo se que o álbum
completo tem 68, quantas figurinhas ele já tem?
k) Coloque três dezenas, subtraia por uma dezena e
divida por 2 .Qual o número obtido?
l) Em uma festa estavam 20 meninas e nenhum menino.
Depois, chegaram 19 meninos. Quantas crianças foram na festa?
m) Felipe tem 20 reais e sua irmã tem 12 reais. Quantos
reais Felipe têm a mais que sua irmã?
Nenhum comentário:
Postar um comentário