Passo
1 – Pesquisar,
no cotidiano, situações em que as operações matemáticas são utilizadas e
enumerar, no mínimo, 20 situações.
1
- Jogo
de futebol – cálculo que gols, diferença de gols, pontuação do campeonato,
classificação no campeonato.
2 - Completar álbum de
figurinhas – nº da figurinha, sequência da numeração, quantas faltam para
completar o álbum, troca de figurinhas.
3 - Dividir o pacote de
biscoito com o amigo – divisão de unidades por amigo – subtração do resultado
com o total do pacote.
4 - Dividir a barra de
chocolate com o amigo – percentual, espaço, quantidade de divisão.
5 - Brincar de jogos de
tabuleiro – casas que "anda", casas restantes para o final, casas que
"volta".
6 - Nas brincadeiras
coletivas como jogo de queimada – quantos alunos precisam para cada lado
(divisão), quantos sobram em campo sem serem queimados (subtração) quantos já
estão fora (soma).
7 - Compra do lanche – soma
e subtração – quanto paga pelo lanche e quanto recebe de troco.
8 - Brincar de trânsito –
leitura de placas – distância – numeração de casas, ruas.
9 - Idade – Quantos anos tem,
quantos anos faltam para chegar a idade do irmão ou amiguinho.
10 - Melhores amigos –
Melhor amigo, segundo melhor amigo, quantidade de amigos.
11 – Se comparar com irmãos,
primos, amigos, quem nasceu primeiro e ordená-los por ordem de nascimento;
12 – Cofrinho – Juntar
dinheiro – saber quanto já guardou e se retirar alguma importância saber com
quanto ficou.
13 – Jogo de dominó –
Comparação de peças e formas de representar os números.
14 – Cuidar do jardim –
Notar que as folhas e flores no verão aumentam, multiplicam-se.
15 – Dividir frutas – ½, ¼,
etc.
16 – Assistir á TV – Canais
numéricos, subir ou descer canais, ordenação numérica.
17 – Comprar pães na
padaria, tenho X dinheiro e o pão custa Y, quantos pães consegue-se comprar com
X.
18 – Receitas com a mamãe –
Toda receita trabalha quantidade e percentual.
19 – Organizar seus
brinquedos – Ordená-los por tamanho, importância ou interesse.
20 – O que se come – Pela
manhã quantidade e tipos de alimentos, no almoço se for em restaurante por quilo
o peso do prato e o valor do quilo, no jantar se em restaurante a La carte,
quantidade de itens no prato, valor do prato, quantos pratos servirão a
família.
Passo
2 – Selecionar
duas situações e preparar uma atividade para ser proposta em sala de aula,
lembrando-se de definir a que ano de escolaridade se destina.
As duas atividades se
destinam a crianças de 8/9 anos dos 4ºs e 5ºs anos.
Atividade 1:
Compras no supermercado.
Objetivo: Explorar o
cotidiano do aluno como metodologia de ensino da matemática.
Preparação para a atividade/ Materiais que
serão utilizados:
· Embalagens vazias diversas, leite, ovos,
caixa de maisena, etc.
·
Dinheirinho falso de papel.
·
Ábaco ou Material dourado.
·
Papel e caneta para o cálculo.
·
Etiqueta para colocar preço nos produtos;
Adaptação: Caso queira
utilizar a uma calculadora como caixa registradora é possível, o importante a
ser desenvolvido é o conceito e a compreensão da importância da matemática.
No dia da atividade as
crianças escolherão os itens que tem mais interesse em adquirir e se dirigirão
ao “caixa” que fará o cálculo do gasto total, o aluno comprador, por exemplo,
poderia se responsabilizar por informar ao caixa quanto de troco deve receber,
assim fica uma proposta mais dinâmica e para que todos brinquem coloque vários
caixas, assim todos terão tempo de serem caixas e compradores.
Atividade 2:
Jogo de tabuleiro
Objetivo: Desenvolver
seriação numérica e trabalho em equipe.
Preparação: Jogos de
tabuleiros onde existam casas a serem andadas de acordo com o número tirado nos
dados.
Materiais que serão
utilizados:
Além de jogos de tabuleiro,
um caderno e caneta para anotar resultados.
Procure um jogo de tabuleiro
ou um jogo de dominó. Coloque-os para brincar somando as casas que passam e
diminuindo as que têm que voltar, também interrogue-os quanto ao restante de
casas para ganhar o jogo. O jogo Banco Imobiliário é uma ótima opção para a
criança relacionar imóveis a valores ou brinque com dominó associando números
ou adaptando com novas regras como, por exemplo, buscando somas, dê resultados
e peça que busquem peças que chegariam àquele total.
Materiais utilizados: Jogos
de tabuleiro diversos e jogo de dominó, papel e lápis para anotar resultados
e se necessário ábaco para apoio ao
aluno.
Passo 3:
O quarto relatório parcial consiste na sistematização das propostas
apresentadas nos passos 1 e 2, em até três slides, com título, esclarecimento
da proposta e comentários sobre os resultados obtidos mediante o objetivo final.
Nenhum comentário:
Postar um comentário