segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Etapa 3 - Aula-tema: A construção conceitual das operações. Tipos de situação matemática ou “situação-problema”. Operações matemáticas fundamentais: ações de somar, subtrair, multiplicar e dividir.

Passo 1 – Pesquisar, no cotidiano, situações em que as operações matemáticas são utilizadas e enumerar, no mínimo, 20 situações.

1 - Jogo de futebol – cálculo que gols, diferença de gols, pontuação do campeonato, classificação no campeonato.
2 - Completar álbum de figurinhas – nº da figurinha, sequência da numeração, quantas faltam para completar o álbum, troca de figurinhas.
3 - Dividir o pacote de biscoito com o amigo – divisão de unidades por amigo – subtração do resultado com o total do pacote.
4 - Dividir a barra de chocolate com o amigo – percentual, espaço, quantidade de divisão.
5 - Brincar de jogos de tabuleiro – casas que "anda", casas restantes para o final, casas que "volta".
6 - Nas brincadeiras coletivas como jogo de queimada – quantos alunos precisam para cada lado (divisão), quantos sobram em campo sem serem queimados (subtração) quantos já estão fora (soma).
7 - Compra do lanche – soma e subtração – quanto paga pelo lanche e quanto recebe de troco.
8 - Brincar de trânsito – leitura de placas – distância – numeração de casas, ruas.
9 - Idade – Quantos anos tem, quantos anos faltam para chegar a idade do irmão ou amiguinho.
10 - Melhores amigos – Melhor amigo, segundo melhor amigo, quantidade de amigos.
11 – Se comparar com irmãos, primos, amigos, quem nasceu primeiro e ordená-los por ordem de nascimento;
12 – Cofrinho – Juntar dinheiro – saber quanto já guardou e se retirar alguma importância saber com quanto ficou.
13 – Jogo de dominó – Comparação de peças e formas de representar os números.
14 – Cuidar do jardim – Notar que as folhas e flores no verão aumentam, multiplicam-se.
15 – Dividir frutas – ½, ¼, etc.
16 – Assistir á TV – Canais numéricos, subir ou descer canais, ordenação numérica.
17 – Comprar pães na padaria, tenho X dinheiro e o pão custa Y, quantos pães consegue-se comprar com X.
18 – Receitas com a mamãe – Toda receita trabalha quantidade e percentual.
19 – Organizar seus brinquedos – Ordená-los por tamanho, importância ou interesse.
20 – O que se come – Pela manhã quantidade e tipos de alimentos, no almoço se for em restaurante por quilo o peso do prato e o valor do quilo, no jantar se em restaurante a La carte, quantidade de itens no prato, valor do prato, quantos pratos servirão a família.

Passo 2 – Selecionar duas situações e preparar uma atividade para ser proposta em sala de aula, lembrando-se de definir a que ano de escolaridade se destina.
As duas atividades se destinam a crianças de 8/9 anos dos 4ºs e 5ºs anos.

Atividade 1: Compras no supermercado.
Objetivo: Explorar o cotidiano do aluno como metodologia de ensino da matemática.
Preparação para a atividade/ Materiais que serão utilizados:
·      Embalagens vazias diversas, leite, ovos, caixa de maisena, etc.
·         Dinheirinho falso de papel.
·         Ábaco ou Material dourado.
·         Papel e caneta para o cálculo.
·         Etiqueta para colocar preço nos produtos;
Adaptação: Caso queira utilizar a uma calculadora como caixa registradora é possível, o importante a ser desenvolvido é o conceito e a compreensão da importância da matemática.
No dia da atividade as crianças escolherão os itens que tem mais interesse em adquirir e se dirigirão ao “caixa” que fará o cálculo do gasto total, o aluno comprador, por exemplo, poderia se responsabilizar por informar ao caixa quanto de troco deve receber, assim fica uma proposta mais dinâmica e para que todos brinquem coloque vários caixas, assim todos terão tempo de serem caixas e compradores.

Atividade 2: Jogo de tabuleiro
Objetivo: Desenvolver seriação numérica e trabalho em equipe.
Preparação: Jogos de tabuleiros onde existam casas a serem andadas de acordo com o número tirado nos dados.
Materiais que serão utilizados:
Além de jogos de tabuleiro, um caderno e caneta para anotar resultados.
Procure um jogo de tabuleiro ou um jogo de dominó. Coloque-os para brincar somando as casas que passam e diminuindo as que têm que voltar, também interrogue-os quanto ao restante de casas para ganhar o jogo. O jogo Banco Imobiliário é uma ótima opção para a criança relacionar imóveis a valores ou brinque com dominó associando números ou adaptando com novas regras como, por exemplo, buscando somas, dê resultados e peça que busquem peças que chegariam àquele total.
Materiais utilizados: Jogos de tabuleiro diversos e jogo de dominó, papel e lápis para anotar resultados e  se necessário ábaco para apoio ao aluno.


Passo 3: O quarto relatório parcial consiste na sistematização das propostas apresentadas nos passos 1 e 2, em até três slides, com título, esclarecimento da proposta e comentários sobre os resultados obtidos mediante o objetivo final.







Nenhum comentário:

Postar um comentário